terça-feira, 17 de março de 2009

OS BENEFÍCIOS DA EXPORTAÇÃO - PARTE 1!

A exportação, se devidamente planejada e exercida, é uma forma segura de aumentar o lucro da empresa. Seja ela de pequena, média ou grande porte.
A prática do comércio em outros países traz alternativas de mercados, não deixando a empresa vulnerável e dependente somente do mercado interno. Essa é uma vantagem que a exportação pode desfrutar atualmente diante da crise econômica que afeta o Brasil: as empresas exportadoras podem buscar sua manutenção ou o aumento de seu nível de atividades dentro de outros mercados, independente da recessão econômica que o país enfrenta.
Além de proporcionar melhor estabilidade, exportar traz consigo a melhoria da qualidade do produto, pois os requisitos exigidos para que o produto seja apto a competir internacionalmente acabam sendo transferidos também aos produtos vendidos internamente. O intercâmbio de tecnologia, de informação e inovação são o que garante o contínuo processo evolutivo da empresa.
Baseando-se nisso podemos destacar a importância da participação em feiras internacionais. Tais feiras, com variados tipos de segmentos, são promovidas com o objetivo de aumentar a parceria comercial entre países e continentes, são oportunidades para que as empresas com semelhante objetivo estejam em contato entre si almejando seu próprio crescimento a nível mundial, para que criem laços de parcerias, representações, fusões, aquisições, e o mais importante, transferência de informação.
Com reconhecimento internacional, o volume de vendas cresce. Com mais produção, maior a demanda de matérias primas ou produto intermediário necessários, e então, menores se tornam os custos fixos da empresa. Gerando lucro e desenvolvimento.
Apesar de bons resultados, existem dificuldades enfrentadas no dia-a-dia pelo profissional do comércio exterior. Como cada país possui suas próprias e diferentes exigências, é necessário adaptar o processo de venda da sua empresa para cada nação. Por isso a importância de poder contar com agentes despachantes e/ou transportadoras de confiança no país importador, caso contrário a empresa pode correr riscos de arcarem com custo mais elevado que o planejado, de que a mercadoria seja impedida de entrar no país ou até de não serem devidamente pagos.

TEXTO DE RESPONSABILIDADE E AUTORIA DE:

ANNA TERRA
COMÉRCIO EXTERIOR

Um comentário:

Francisco C. Hernandes disse...

Bom dia,

Parabéns pelo Blog, conte conosco para as relações tributarias, o estudo fortalece nossos desafios.

Parabens!!!!

F. Hernandes